Política, Esporte e Mídia Impressa

Por: , Luiz Rocha, Martha Benevides da Costa e .

83 páginas. Editora da UFBA . 2011

Send to Kindle


Sobre a Obra

Trata-se de um livro resultante de pesquisa apoiada pela Rede CEDES - SNDEL - Ministério do Esporte e desenvolvida pelo Grupo de Estudo e Pesquisa Mídia/memória, Educação e Lazer (MEL), da Faculdade de Educação, da Universidade Federal da Bahia. Uma investigação interessada na democratização da comunicação e na afirmação do esporte como direito social. O estudo elegeu a política pública, a mídia impressa e o esporte como categorias teóricas substantivas e objetivou analisar criticamente a repercussão das políticas públicas federais de esporte nos jornais.

Esta obra encontra-se organizada em cinco capítulos. No primeiro capitulo, intitulado CAMINHOS E TRILHAS DA PESQUISA, apresentamos as razões do estudo e as etapas da investigação. Dizemos das características do jornal como mídia histórica e revelamos os passos dados. Em seguida, no capitulo ESPORTE E MÍDIA COMO CATEGORIAS SUBSTANTIVAS, tratamos do esporte e da mídia do ponto de vista conceitual e, na condição de categoria teórica, dialogamos com autores que se ocupam desses temas de modo particular. ESTADO E POLÍTICAS PÚBLICAS DE ESPORTE: UM DIREITO FEDERAL é o titulo do capitulo que apresenta e debate a problemática da política pública no Brasil. No quarto capítulo, PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS E DIÁLOGOS COM OS JORNAIS, descrevemos a trajetória da pesquisa junto à mídia impressa estadual na Bahia e analisamos o seu conteúdo. No último capitulo fazemos sínteses possíveis e indicamos os DESAFIOS DA COMUNICAÇÃO NA AFIRMAÇÃO DO ESPORTE COMO
DIREITO.

Endereço: http://www.edufba.ufba.br/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.