Políticas de Esporte Escolar e a Construção Social do Currículo de Educação Física

Por: Alexandre da Costa Ferreira, Alvaro Rego Millen Neto, Cátia Pereira Duarte e Marcos Antônio Carneiro da Silva.

XVI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte - CONBRACE

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Resumo

O estudo descreve e analisa como os Jogos Estudantis influenciam a construção social do currículo de uma Escola Municipal do Rio de Janeiro. Também localiza os discursos (ideologias) veiculados com a participação da escola nesses eventos. Para a coleta de dados foram utilizadas entrevistas com os professores envolvidos e observações etnográficas das oficinas esportivas e dos jogos. Os resultados permitem considerar que o discurso do rendimento esportivo contribui para a legitimação da educação física na escola investigada e também para o reconhecimento da excelência da própria escola. Outrossim, as ações pedagógicas concentram-se nos resultados e não na formação dos alunos.

Endereço: http://congressos.cbce.org.br/index.php/conbrace2009/XVI/paper/view/1337

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