Editora Thesaurus. Brasil 2015. 264 páginas.

Sobre

O Grupo de Pesquisa e Formação Sociocrítica em Educação Física, Esporte e Lazer da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília (AVANTE/UnB) – desde de 2010 – tem se dedicado ao estudo dos seguintes temas: (i) políticas de esporte; e (ii) Educação Física, Formação e Trabalho. Este livro reúne a produção do AVANTE referente a sua linha de pesquisa sobre políticas de esporte, unificando um conjunto de publicações dispersas sob a forma de artigos científicos a respeito das políticas esportiva brasileiras recentes.

Para apreciar as idiossincrasias do governo Lula e Dilma na área esportiva, esse livro se dedicará, a partir de uma reflexão crítica, à análise de diferentes dimensões, aspectos e indicadores necessários à organização das políticas públicas e sociais. O primeiro bloco de textos caracterizará a agenda pública para o esporte, identificando as demandas priorizadas pela ação governamental, escolhas que são influenciadas pelos tomadores de decisão da esfera pública e pelos grupos de interesse privados.

A segunda seção de textos deste livro contempla uma temática de extrema importância, mas que ainda reserva certa incipiência no âmbito dos estudos sobre políticas esportivas, nos referimos ao tema do financiamento. Partimos do pressuposto, que o fundo público tipifica, em certa medida, as determinações presentes na relação entre Estado e sociedade. Por conseguinte, o tema do financiamento se apresenta como uma chave interpretativa da vida política de uma sociedade, uma vez que denota sobre que classe ou fração de classe incide o maior ou menor ônus, bem como quais serão os beneficiados com os gastos e investimentos previstos.

A terceira parte do livro destacará os programas sociais esportivos desenvolvidos pelo Governo Federal. Entre as diversas ações implantadas, optou-se por aquelas de maior destaque e visibilidade, quais sejam: o Programa Segundo Tempo e o Programa Esporte e Lazer da Cidade. A gênese e desenvolvimento desses programas não se realiza em um cenário harmônico. Ao contrário disso, observa-se uma conjuntura conflituosa que abriga uma série de embates entre os próprios programas, bem como entre as distintas manifestações esportivas, entre os interesses públicos e privados, entre as dimensões social e econômica.

Sumário