Políticas de Inclusão e a Docência em Educação Física: Uma Reflexão Sobre as Práticas

Por: Roseli Belmonte Machado.

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.39 - n.3 - 2017

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Resumo

Inscrita numa perspectiva pós-estruturalista, esta pesquisa discute as relações entre uma política de inclusão no Brasil e os professores de educação física. A inclusão neste trabalho é entendida como um dispositivo biopolítico a serviço da segurança das populações. O objetivo foi analisar a constituição de uma política de inclusão que convoca o professor de educação física e as implicações para as atuais práticas desses docentes. Esta é uma pesquisa genealógica, baseada nos estudos foucaultianos. O corpus foi composto por leis e programas dos ministérios da Educação, Saúde e Esporte. Foi possível perceber que há uma articulação entre os diversos órgãos, os quais regulam a prática do professor de educação física dentro de uma política inclusiva e põem os indivíduos em circulação.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0101-32892017000300261&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

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