Políticas de Educação Inclusiva: Análise das Condições de Desenvolvimento dos Alunos com Deficiência na Instituição Escolar

Por: .

2013

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste estudo é analisar as condições de desenvolvimento de alunos com deficiência, em uma escola da rede pública de ensino do Município de Campinas, considerando as diretrizes e as estratégias para implementação das políticas de Educação Inclusiva. Integrando um projeto coletivo de pesquisa ancorado na perspectiva histórico-cultural, o estudo envolveu uma equipe de pesquisadores que acompanhou o trabalho de uma professora em uma turma de 5o ano, durante um ano letivo. Paralelamente ao estudo de campo, efetuou-se uma análise dos pressupostos e das diretrizes que orientam as políticas no âmbito internacional, nacional e municipal. Dos registros feitos em diário de campo e videogravações foi destacada a análise de uma aula, que dá visibilidade analítica às profundas contradições que caracterizam tanto as concepções das políticas como as prescrições para sua efetivação e as condições para realização do trabalho no interior da sala de aula, que marcam o desenvolvimento dos alunos com deficiência. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000910647&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.