Políticas de Esporte e Lazer: o Papel da Universidade em Questão

Por: Gabriela Machado Ribeiro.

2012 00/00/0000

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Resumo

Esta dissertação, vinculada à Linha de Pesquisa Memória Cultura e Sociedade do
Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de
Pelotas tem como temática de estudo o esporte e o lazer nas universidades federais
brasileiras. Nesta perspectiva, intentamos compreender se as universidades
públicas brasileiras formulam políticas de esporte e lazer e qual o teor das propostas
existentes. Para dar conta de tal detalhamento buscamos identificar de que forma
as questões relacionadas a essas manifestações são contempladas nos Projetos
Pedagógicos Institucionais, Planos de Desenvolvimento Institucional e projetos do
REUNI das universidades federais brasileiras. Para tanto, realizamos a análise
documental dos documentos oficiais de 15 universidades federais. O processo
analítico das fontes documentais pautou-se na análise de conteúdo preconizada por
Bardin (1977). Os resultados revelaram que embora todas as universidades
investigadas mencionem o esporte e lazer em seus documentos os apontamentos
aludem, preeminentemente, ao esporte e lazer como estratégia de assistência
estudantil; como elementos a serem contemplados na melhoria da infraestrutura
institucional; como mecanismos de interação com a comunidade externa e entre a
comunidade interna; de melhoria das condições de trabalho dos servidores. Apenas
uma das instituições aponta o esporte e lazer como um direito social,
constitucionalmente garantido indispensável para a formação cidadã do sujeito. No
que tange a concepção de lazer, o entendimento preponderante é de caráter
funcionalista assistencialista e as politicas institucionais não coadunam com a
Política Nacional de Esporte. Destacamos que embora, a existência do registro
documental não garante a efetivação de ações concretas, ao estarem inseridos na
pauta de preocupações das universidades, especialmente na redação de seus
documentos, poderá evidenciar uma forma de essas instituições se comprometerem
com a vida social do lugar onde estão inseridas e a de se articularem com a
sustentação e garantia dos direitos humanos.
 

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