Resumo

O desenvolvimento da inclusão escolar, pessoas com necessidades especiais tem como objetivo o acesso a participação e aprendizagem dos estudantes com deficiência sem nenhum tipo discriminação.A educação especial se organizou tradicionalmente como atendimento educacional especializado substitutivo ao ensino comum, evidenciando diferentes compreensões, terminologias e modalidades que levaram a criação de instituições especializadas, escolasespeciais e classes especiais. A educação especial é uma modalidade de ensino que passa por todos os níveis, etapas e modalidades, realiza o atendimento da educação especializado, disponibiliza os serviços e recursos próprios desse atendimento e orienta os alunos e seus professores quanto a sua utilização nas turmas comuns do ensino regular. A inclusão escolar tem início na educação infantil, onde se desenvolvem as bases necessáriaspara a construção do conhecimento e seu desenvolvimento global. Nessa etapa, o lúdico,nas aulas de Educação física escolar são de suma importância para que os alunos tenha total acesso às formas diferenciadas de comunicação, a riqueza de estímulos nos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, através da Educação física inclusiva trabalhando se aspectos psicomotores e sociais e a convivência com as diferençase favorecem as relações interpessoais, o respeito e a valorização da criança. Para atuar na educação especial, o professor deve ter como base da sua formação, inicial e continuada, conhecimentos gerais para o exercício da docência e conhecimentos específicos da área. Essa formação possibilita a sua atuação no atendimento educacional especializado e deve aprofundar o caráter interativo e interdisciplinar da atuação nas salas comuns do ensino regular, nas salas de recursos, nos centros de atendimento educacional especializado, nos núcleos de acessibilidade das instituições de educação superior, nas classes hospitalares e nos ambientes domiciliares, para a oferta dos serviços e recursos de educação especial. Através de todos estes elementos percebemos que a educação física assim como as demais disciplinas são de suma importância para uma criança portadora de educação especial em escolas regulares.

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