Políticas Públicas de Lazer em Belém: Um Estudo Sobre a Gestão Coletiva Implementada Pelo Poder Público Municipal, no Período de 2001 a 2004

Por: Fátima de Souza Moreira.

2008 01/04/2008

Send to Kindle


Resumo

Este estudo de caso resulta de inquietações sobre as concepções de lazer apresentadas nas políticas públicas desenvolvidas no país e seus modelos de gestão. Apresentou o objetivo de analisar, a partir das ações de lazer da Secretaria Municipal de Educação - SEMEC / Coordenadoria de Esporte e Lazer- CEAL de Belém (PA), os métodos e estratégias de gestão pública implementadas no centro comunitário COMBAT, questionando a promoção da participação popular na construção de políticas na cidade. A investigação norteou-se pela seguinte questão: As ações de lazer, do poder público municipal no Centro comunitário COMBAT de 2001 a 2004 promoveram uma gestão participativa com a comunidade? Nossa opção teórico-metodológica foi pela utilização das matrizes teóricas marxistas, representadas principalmente por Gramsci. Ouvimos Sujeitos da comunidade e da equipe gestora que vivenciaram as ações dos projetos “Felizcidade” e “Lazer: Porque Esta Rua é Minha” (bairro da Castanheira, centro comunitário COMBAT). Os resultados revelaram que a participação na gestão, efetivou-se em algumas etapas e com graus de decisão em nível da consulta e deliberação, não chegando ao nível da formulação das políticas de lazer. Estes aspectos indicam que a metodologia utilizada para a articulação entre os dois projetos “Felizcidade” e “Lazer: Porque Esta Rua é Minha”, oportunizou possibilidades do exercício de construção coletiva tanto para equipe gestora como para a comunidade (ação- reflexão – ação). 

Endereço: http://www.dominiopublico.gov.br

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.