Resumo

O presente estudo tem como objetivo analisar as políticas públicas e/ou ações desenvolvidas pela Secretaria do Esporte e Turismo do Paraná para o esporte para pessoas com deficiência. Nossa pesquisa optou por selecionar arquivos que apresentassem os dados referentes a duas ações desenvolvidas no Estado do Paraná através de sua secretaria. As ações selecionadas foram o Programa Talento Olímpico do Paraná (TOP2016) e os Jogos Abertos Paradesportivos do Paraná (PARAJAPs). A escolha foi em razão de serem programas desenvolvidos e que de alguma forma contribui com o movimento paradesportivo no estado. O TOP2016 oferece bolsas para atletas com e sem deficiência divididas em vários níveis e valores, o PARAJAPs é a competição estadual voltada para atletas com deficiência que já estão em um nível de treinamento mais específico. Ambas as ações são importantes para o desenvolvimento do paradesporto no estado do Paraná, contudo novas ações devem ser pensadas no sentido de poder contribuir ainda mais para o desenvolvimento do movimento paradesportivo no estado do Paraná.

Referências

DA ROSA, Ricardo Lemes. A Política nacional de Esporte e sua Relação entre o Global e o Local. 2011. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

DIAS, Reinaldo. Políticas Públicas: princípios, propósitos e processos. São Paulo: Atlas, 2012.

DUARTE, Edison; MAGNO E SILVA, Marília Passos. Pessoas com Deficiência: Aspectos epidemiológicos. In: WINCKLER, Ciro; MELLO, Marco Túlio de. Esporte Paralímpico. São Paulo, SP. Editora Atheneu, 2012.

FREY, K. Políticas Públicas: um debate conceitual e reflexões referentes à prática da análise de políticas públicas no Brasil. Planejamento e Políticas Públicas nº21 – Junho de 2000.

_______. Análise de Políticas Públicas: Algumas reflexões conceituais e suas implicações para a situação brasileira. PPGSP/UFSC. Cadernos de Pesquisa, nº18, 1999. São Paulo.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. Ed. São Paulo: Atlas, 1999.

MEZZADRI, Fernando Marinho. A Estrutura do Esporte Paranaense: da formação dos clubes a atual situação. 2000. Tese (Doutorado em Educação Física) – Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

_______. Políticas públicas para o esporte e o lazer nas cidades do Estado do Paraná. In: MEZZADRI, Fernando Marinho; CAVICHIOLLI, Fernando Renato; SOUZA, Doralice Lange de. Esporte e Lazer: subsídios para o desenvolvimento e a gestão de políticas públicas. Jundiaí, SP: Fontoura, 2006.

RAUPP, Fabiano Maury; BEUREN, Ilse Maria. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. IN: BEUREN, Ilse Maria (Org.). Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade. 2ª ed. rev. São Paulo: Atlas, 2004.

REIS, Rafael Estevam. Políticas Públicas para o esporte paralímpico brasileiro. 2014. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba. 2014.

RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa social: métodos e técncias. 3. ed. rev. e ampl. 8 reimpr. São Paulo: Atlas, 2008.

SCHEID, Luciana; ROCHA, Edilson Alves da. Organização Administrativa do Desporto Paralímpico. In: WINCKLER, Ciro; MELLO, Marco Túlio de. Esporte Paralímpico. São Paulo, SP. Editora Atheneu, 2012.

SHERRILL, C. Adapted physical activity, recreation, and Sport: crossdiciplinary and lifespan. 6 ed. Boston: Mc Graw-Hill, c2004. 783p.

SOUZA, C. Políticas Públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, p. 11-24, jul./dez. 2003.

STAREPRAVO, Fernando Augusto. Políticas de Esporte e Lazer no Brasil: aproximações, intersecções, rupturas e distanciamentos entre o subcampos políticos/burocrático e científico/acadêmico. 2011. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba.

______. Políticas Públicas para o Esporte e Lazer: conselhos municipais de esporte e lazer e outras formas de participação direta. In Anais do XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte {e} II Congresso Internacional de Ciências do Esporte/ Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte. Recife: CBCE, 2007.

WINCKLER, Ciro. Esporte e a Pessoa com Deficiência – Contexto Histórico. In: WINCKLER, Ciro; MELLO, Marco Túlio de. Esporte Paralímpico. São Paulo, SP. Editora Atheneu, 2012.

WINCKLER, Ciro; COSTA, A.M. A Educação Física e o esporte Paralímpico. In: WINCKLER, Ciro; MELLO, Marco Túlio de. Esporte Paralímpico. São Paulo, SP. Editora Atheneu, 2012.

Acessar Arquivo