Resumo

O estudo teve como objetivo geral analisar a experiência do "Programa Atleta na Escola" e suas implicações para a organização da Educação Física escolar em especial, no contexto do Distrito Federal. Trata-se de um programa do Governo Federal criado em 2013 como ação voltada ao Esporte Educacional, cuja operacionalização acende velhos e novos contornos à discussão sobre o modelo de esporte a ser implantado na escola. Sob o ponto de vista metodológico, se caracteriza como uma pesquisa social de caráter quantitativo e qualitativo, valendo-se de dados obtidos através de pesquisa documental, entrevista com gestores do programa, diretores e professores de escolas onde o programa foi implementado e a livre observação da estrutura esportiva escolar. A análise teve como referência os seguintes aspectos: concepção, base conceitual, financiamento e gestão. A pesquisa sugere que o tal programa expressa uma política desarticulada em relação ao conjunto das políticas esportivas, assentada numa concepção tradicional e seletiva de esporte, ou seja, a pirâmide esportiva. Embora tenha buscado se legitimar a partir das pretensões brasileiras de e tornar uma potência esportiva no contexto dos Jogos Rio 2016, o programa foi interrompido por razões econômicas. Os dados obtidos sobre a realização do programa no Distrito Federal revelam que por mais que o discurso oficial tenha incentivado a realização de competições escolares, visando à detecção de talentos, as escolas pesquisadas demonstraram poder refratário em relação aos objetivos do programa, reforçando a organização das aulas com base no projeto pedagógico da Educação Física.

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