Poluição do Ar e Doenças Respiratórias Alérgicas em Escolares

Por: Ana Paula Milla dos Santos, Angela Maria Magosso Takayanagui, Francine Heloisa Nicolussi, Sílvia Carla da Silva André e Tatiane Bonametti Veiga.

Revista de Saúde Pública - v.48 - n.2 - 2014

Send to Kindle


Resumo

Estudo sobre a prevalência de doenças respiratórias alérgicas em escolares de seis a sete anos de idade, relacionadas com indicadores de poluição atmosférica. Questionário baseado no International Study of Asthma and Allergies in Childhood foi aplicado aos pais de alunos de escolas públicas, situadas em regiões urbanas diferentes, quanto ao fluxo de veículos. Houve correlação positiva entre frequência mensal de rinite e concentração de poluentes e negativa com a umidade relativa do ar. Resultados indicam que, mesmo com níveis de poluentes menores que os permitidos pela legislação, a prevalência de asma, rinite e sintomas associados tendeu a ser maior em alunos da escola da região central, onde há intenso tráfego veicular.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0034-89102014000200326&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.