Ponto de Inflexão do Duplo Produto Como Método Alternativo Para Determinação do Limiar Ventilatório e de Lactato e Associação com Indicadores de Desempenho

Por: Caio Victor de Sousa Silva.

2016 01/03/2017

Send to Kindle


Resumo

A validade da resposta do duplo produto (DP) para estimar o limiar anaeróbio (LAn), um método alternativo e menos oneroso, ainda não foi testado em indivíduos com diabetes tipo 2 (DM2). Portanto, o objetivo deste estudo é verificar se é possível identificar o LAn pelo ponto de inflexão do duplo produto (DPBP) em indivíduos DM2. Nove sujeitos com DM2 (DM2 = 9) e dez não diabéticos (ND = 10) foram submetidos a um teste incremental em cicloergômetro. Frequência cardíaca (FC), pressão arterial (PA) e gases expirados foram mensurados ao final de cada estágio. O limiar ventilatório (LV), limiar de lactato (LL) e o DPBP foram considerados a intensidade do exercício abaixo a um aumento desproporcional da ventilação, [LAC] e DP, respectivamente, são observados em relação ao aumento linear da carga de trabalho. Não foram identificadas diferenças entre a carga de trabalho, FC, e consumo de oxigênio (VO2) correspondente ao LAn identificado pelo LV, LL e DPBP. Além disso, para o grupo DM2 foi identificado um alto e significante nível de confiabilidade entre DPBP e LV para carga de trabalho (ICC = 0,84), FC (ICC = 0,71) e VO2 (ICC = 0,83) e entre o DPBP e LL para carga de trabalho (ICC = 0,79) e FC (ICC = 0,82). Confiabilidade semelhante foi identificado para o grupo ND entre DPBP e LV para carga de trabalho (ICC = 0,92), FC (ICC = 0,88) e VO2 (ICC = 0,84) e entre o DPBP e LL para carga de trabalho (ICC = 0,70). Conclui-se que o DPBP permitiu a predição do LAn, devido ao alto nível de confiabilidade com os métodos tradicionais, LV e LL.

Endereço: https://bdtd.ucb.br:8443/jspui/handle/tede/2069

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.