Popularização da Canoagem Como Esporte e Lazer - o Caso de Piracicaba

Por: Denis Roberto Terezani.

2004 01/01/2004

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Resumo

Fruto de pesquisa bibliográfica e documental esta dissertação tem como principais objetivos identificar fatores sócio-econômicos, políticos e culturais que provocam impedimento da popularização da canoagem, mesmo em municípios com condições naturais favoráveis à prática da modalidade e verificar, a partir desse diagnóstico, até que ponto a existência de uma política pública de esporte e lazer municipal, contribui, ou não, para minimizar esse impedimento. A pesquisa bibliográfica foi realizada no sistema de bibliotecas da UNIMEP-SP e a pesquisa documental foi levada a efeito, tendo por base o método de estudo de caso, com critério de amostragem não probabilística intencional, por acessibilidade e representatividade, na cidade de Piracicaba-SP, que reúne condições naturais propícias, além de desenvolver política pública na área, com o Projeto Desporto de Base - PDB, na modalidade específica canoagem, desde 1989. Para a análise documental, foram utilizados documentos das Federações, da Confederação Brasileira de Canoagem, Prefeitura Municipal de Piracicaba, Associação de Canoagem de Piracicaba e Jornais locais. Oriunda do cotidiano da cultura popular, seja como atividade utilitária, seja como atividade lúdica, a canoagem se insere hoje como lazer e esporte na nossa sociedade pós-industrial, de características urbanas e necessita de políticas públicas governamentais e da sociedade civil organizada para ser democratizada. O estudo constata que é possível um trabalho de popularização da canoagem, estimulada por uma política pública municipal, ligada às outras esferas de poder (Estadual e Federal), e articulada com os órgãos que representam a modalidade nacionalmente (Federações e Confederação); de preferência mediada por Associação local, formada por interessados na área, partindo de iniciativas espontâneas da sociedade civil organizada. Constata, também, que essa política deve entender a canoagem enquanto esporte, com base no componente lúdico da cultura, principalmente nas suas categorias iniciais, bem como enquanto manifestação de lazer. Neste último aspecto, destaca a importância da formação de uma estrutura de animação composta por animadores sócio-culturais, profissionais de competência geral, profissionais de competência específica, bem como voluntários.

Endereço: https://www.unimep.br/phpg/bibdig/aluno/visualiza.php?cod=4

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