Resumo

Este artigo tem como principal objetivo apresentar o desenvolvimento das etapas iniciais de construção de um novo indicador denominado Índice de Letramento Digital, o qual pretende contribuir para deslocar o debate hoje pautado no acesso às Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) para enfocar o seu uso e as habilidades associadas a ele. Tem como pressuposto o uso social que se faz dos recursos digitais com vistas aos benefícios à vida cotidiana, distanciando-se de métricas voltadas à mensuração de destreza ou domínio de ferramentas. Para construção do indicador, foram realizadas 1) pesquisa de dados primários, com entrevistas a especialistas do campo da prática da inclusão digital e da educação no Brasil, e 2) pesquisa de dados secundários,em bases nacionais e internacionais, com foco tanto no conceito de letramento digital (digital literacy), como em indicadores e experiências de mensuração já existentes no campo das TICs e em matrizes de habilidades e competências da área da educação voltadas às novas tecnologias. O resultado do estudo foi a conceituação de letramento digital como o constructo do indicador,a definição de suas dimensões sociais e o desenho de uma matriz de habilidades e competências que poderá embasar os futuros instrumentos de coleta do Índice de Letramento Digital, contribuindo para o campo de monitoramento e avaliação das políticas públicas de inclusão digital no país.

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