Por Uma Didática da Possibilidade: Implicações da Fenomenologia de Merleau-ponty Para a Educação Física

Por: , Eliane Gomes da Silva, Lísia Costa Gonçalves de Araújo e .

Revista Brasileira de Ciências do Esporte - v.28 - n.2 - 2007

Send to Kindle


Resumo

O objetivo deste artigo é apontar algumas implicações da fenomenologia de MerleauPonty para a didática da educação física. Para tal, a partir das noções de corpo próprio, intencionalidade, gesto, intersubjetividade, significação e expressão, estabelecer relações com situações de ensino e aprendizagem no âmbito do “Se movimentar” humano. Conclui a favor de uma “didática da possibilidade expressiva”, que leve em conta as significações e intencionalidades das vivências dos sujeitos que “Se movimentam”, ou seja, os diferentes modos de expressão envolvidos.

Endereço: http://www.rbceonline.org.br/revista/index.php/RBCE/article/view/54

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.