Por Uma Universidade Empreendedora:o Papel da Pós-graduação no Modelo da Hélice Tríplice

Por: .
Send to Kindle


Resumo

Neste artigo apresenta-se um estudo de caso de ensino, num programa multidisciplinar de educação continuada em cursos de pós-graduação lato sensu, num Centro Universitário do Rio de Janeiro, em que se privilegia a formação empreendedora, em diferentes áreas do conhecimento. No programa, concebido segundo o modelo teórico da hélice tríplice, co-atuam universidade, empresa e governo; nele se exploram as potencialidades de sinergia como fator indutor do desenvolvimento das comunidades locais. Os alunos adquirem conhecimentos em áreas específicas de sua formação. Têm também a oportunidade de compreender os espaços sociais em contextos mais abrangentes, nas diversas instâncias empresariais, governamentais e acadêmicas, como forma de alcançar o desenvolvimento por meio da criação empreendedora de trabalho e renda. Conclui-se, com base nos indicadores de avaliação, que a universidade deve ampliar sua forma de atuação, criando e implementando programas pedagógicos multidisciplinares, que promovam a formação de alunos socialmente responsáveis, coadunados com as necessidades atuais da sociedade de conhecimento. 

Endereço: http://www.efdeportes.com/efd113/universidade-empreendedora-o-papel-da-pos-graduacao-no-modelo-da-helice-triplice.htm

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.