Portal do Professor e Educação Física Adaptada: Sugestões Para a Prática Docente Inclusiva

Por: Soellyn Elene Batalitti.

2013 28/11/2013

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Resumo

O Portal do Professor é um repositório educacional lançado em parceria entre o Ministério da Educação, Ministério da Ciência e Tecnologia, vinculado à Secretaria de Educação a Distância, que tem como finalidade oferecer recursos que auxiliem com a prática pedagógica de professores espalhados pelo país. Dentre as possibilidades que este repositório disponibiliza, há a categoria Espaço de Aula na qual é possível encontrar sugestões de aulas para a disciplina de Educação Física com planejamentos voltados para a Educação Especial e inclusiva. A prática de trabalhar com a disciplina da Educação Física para a educação especial será intitulada, neste estudo, Educação Física Adaptada. Para compreender a necessidade de planejamento de aulas voltadas para a prática inclusiva é importante conhecer a história da Educação Física Adaptada assim como a da Educação Especial e Inclusiva no Brasil, que possibilitou a implantação das Salas de Recursos Multifuncionais, que oportunizam a participação dos estudantes para complementar e suplementar o ensino proposto pela escola. Para tanto, esta pesquisa tenta responder de que forma as sugestões de aulas de Educação Física Adaptada, propostas no Portal do Professor, podem subsidiar o exercício da educação inclusiva nas aulas de Educação Física e se ainda permitem complementar o ensino nas Salas de Recursos Multifuncionais. Para responder este questionamento o objetivo geral será analisar os planos de aula disponíveis no Portal do Professor e a sua aplicabilidade prática nas aulas de Educação Física, com turmas de inclusão. Assim, para alcançar o objetivo este estudo realizou uma investigação por meio da pesquisa exploratória e participante, devido ao fato de ser um tema ainda não tão explorado e pelas intervenções feitas pela pesquisadora ao longo do estudo. As aplicações das sugestões de aulas da Educação Física Adaptada aconteceram em uma turma do 2 ano do Ensino Fundamental, por meio do recurso complementar da proposta no atendimento da Sala de Recursos Multifuncionais. Para a coleta e análise de dados, foi utilizada a análise de conteúdo, em três etapas: Observação, Planejamento e Intervenção. Diante dos três momentos desta pesquisa, foi possível levantar dados para alcançar os objetivos propostos e concluir que o Portal do Professor pode colaborar com sugestões de aulas que subsidiam a prática do professor de Educação Física; no entanto, faz-se necessário o estudo da sugestão e adaptação para a realidade do professor e da turma para as aulas. Para o atendimento na Sala de Recursos Multifuncionais, o uso de recursos indicados em recursos complementares, contidos na sugestão de aula do Portal do Professor, deve ser articulado com a necessidade dos estudantes, conteúdo trabalhado pela professora da sala comum e pelo professor de Educação Física.

Data da defesa: 28/11/2013

Endereço: http://oatd.org/oatd/record?record=oai%5C:ufscar.br%5C:5834

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