Pós-colonialismos e Futebol: Transferências Internacionais e Geopolítica da Visibilidade no Discurso Midiático

Por: Lennita Oliveira Ruggi.

XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação - Intercom

Send to Kindle


Resumo

Encarado como um dos principais negócios da indústria cultural, pelo potencial de público que atrai e pelo volume de recursos que movimenta, o futebol reproduz, quando se avalia sua cobertura midiática, a mesma dinâmica de preferência e hegemonia que preside as transferências internacionais de jogadores. Os atletas têm sempre como meta as agremiações mais importantes, o que significa melhores salários. Estes clubes são justamente os que desfrutam de maior cobertura e alcançam maiores patrocínios. O presente artigo discute aspectos da visibilidade oferecida pela mídia e os critérios de noticiabilidade que determinam os enfoques da imprensa, em suas variadas dimensões.

Endereço: http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2009/index.htm

Ver Arquivo (PDF)

Tags:

Comentários


:-)





© 1996-2017 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.