Posicionamento Angular do Atacante em Relação Ao Defensor em Futebolistas

Por: Fernando Manuel Lourenço Martins, Filipe Manuel Clemente, Gonçalo Dias, Micael Santos Couceiro e Rui Manuel Mendes.

Revista Brasileira de Educação Física e Esporte - v.26 - n.3 - 2012

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo objetivou analisar as amplitudes angulares do atacante em relação ao defensor ao longo da série temporal de prática, tentando verificar se tal parâmetro contribui para a quebra da estabilidade da díade atacante-defensor. Participaram 11 futebolistas (17,91 ± 1,04 anos de idade) com 8,6 ± 1,52 de anos de prática. De forma a entender a relação da posição entre o atacante e o defensor, procedeu-se ao cálculo do posicionamento angular entre ambos. Para o efeito, considerou-se o ângulo 0º como sendo o ângulo entre o atacante e o defensor quando estes formam uma linha perpendicular à aresta do campo onde se encontra a baliza estando o defensor mais próximo da mesma. Os resultados indicam uma oscilação regular por parte do atacante no sentido de procurar desequilibrar o oponente sendo que, através dessa ação-reação o atacante procura encontrar novas soluções que resultem da exploração do meio e do adversário.

Endereço: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1807-55092012000300017&lng=pt&nrm=iso&tlng=pt

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.