Possibilidade da Ocorrência dos 1º e 2º Limiares Ventilatórios em Cargas de Trabalho Coincidentes, Durante Protocolos Progressivos com Incrementos de Longa Duração

Por: Adriano Eduardo Lima da Silva, Edson Degaki, Flávio de Oliveira Pires, João Fernando Laurito Gagliardi, Maria Augusta Peduti Dal Molin Kiss e Ronaldo Vilela Barros.

Revista Brasileira de Ciência & Movimento - v.13 - n.1 - 2005

Send to Kindle


Resumo

Este estudo teve como objetivos, investigar a incidência do aumento abrupto na curva dos 1º e 2º limiares ventilatórios (LV) em cargas coincidentes, durante protocolo progressivo com incrementos de longa duração (8), e verificar com qual limiar de lactato (LL) os LV se aproximam, quando este fenômeno ocorre. 29 maratonistas e triatletas de nível regional, executaram protocolo estabelecido por Heck e col. (12). Os 1º e 2º LV (LV1 e LV2) foram identificados respectivamente, através de análises visuais das curvas dos VE/VO2 e VE/VCO2 em função do tempo. Os valores do lactato sangüíneo plotados em função da velocidade possibilitaram a identificação dos 1º e 2º LL através de análises visuais (LLi1 e LLi2), e através das concentrações fixas de 2,0 e 3,5 mM. l-1 (LL2,0 e LL3,5), respectivamente. 42% da amostra apresentaram LV1 e LV2 em cargas coincidentes (LVC). Nestes indivíduos, LVC foi maior que LLi1 e menor que LL3,5. Não houve diferenças entre LVC e LLi2, ou entre LVC e LL2,0. Os resultados indicam que os VE/VO2 e VE/VCO2 podem não determinar dois LV em protocolo progressivo com incrementos de longa duração. A aproximação dos LVC com os LL pode variar com os diferentes métodos empregados na identificação dos LL. PALAVRAS-CHAVE – Teste incremental; Protocolos de incrementos longos; Limiares de lactato; Equivalentes ventilatórios; 1º e 2º limiares ventilatórios.

Endereço: http://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/issue/view/52

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.