Possibilidade Pedagógica Para o Componente Curricular Educação Física: o Ensino do Xadrez Por Meio de Sequência Didática

Por: Leila Maira Borré.

Corpoconsciência - v.23 - n.3 - 2019

Send to Kindle


Resumo

Introdução: o Xadrez é considerado um tipo clássico de jogo tabuleiro e constitui-se objeto de ensino das aulas de Educação Física. Contudo, por vezes, passa despercebido aos olhos dos professores que atuam com este componente curricular. Objetivo: relatar a sistematização e aplicação de uma sequência didática voltada para o ensino do Xadrez. Metodologia: trata-se do relato de experiência (descritivo) de uma sequência didática, realizada no primeiro bimestre do ano letivo de 2019 com alunos de 6º ano de uma escola da rede estadual de ensino de Cáceres/MT. Os dados foram obtidos a partir do diário de bordo do professor. Resultados: foram intercaladas atividades formais do jogo de Xadrez, com os diferentes tipos de jogos (estafetas, perseguição, grandes jogos e jogos cooperativos), estratégia que aguçou o interesse dos alunos sobre o tema abordado. A contextualização histórica proporcionou a reflexão dos alunos acerca das transformações e diferentes possibilidades de se jogar o Xadrez, relacionando-o com a utilização de recursos eletrônicos. De modo que, vários alunos instalaram em seus celulares app direcionados ao jogo de Xadrez. A adaptação do jogo de queimada, reforçou a necessidade de se pensar estrategicamente para se vencer uma partida, estimulando a cooperação e o trabalho em equipe. A confecção de peças com tampas de garrafa pet e adaptação de tabuleiros de outros jogos supriram a ausência de materiais, bem como possibilitaram a utilização destes durante o intervalo de aula, proporcionando a interação e socialização com alunos das diferentes turmas. Conclusões: o desencadeamento das atividades possibilitou aos alunos aprendizagens acerca da: identificação das transformações dos jogos de tabuleiro; o reconhecimento das singularidades do jogo de Xadrez, e a vivência e modificação do jogo de Xadrez, utilizando-se de diferentes tipos de jogos. Conclui-se que a sequência didática é um importante recurso para sistematização dos objetos de ensino da Educação Física. 

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/issue/viewIssue/561/73

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.