Possibilidades de Atuação do Professor de Educação Física no Processo de Aprendizagem de Alunos com Deficiência
Por José Milton Azevedo Andrade (Autor), Ana Paula de Freitas (Autor).
Em Movimento v. 22, n 4, 2016. Da página 1163 a 1176
Resumo
Objetiva-se, neste estudo, analisar os modos de agir do professor de Educação Física na inclusão de alunos com deficiência na escola regular. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural. A parte empírica foi realizada em duas escolas regulares da rede pública. As observações focalizaram duas professoras de Educação Física, durante as relações intersubjetivas com alunos com deficiência e seus pares. Para a construção dos dados recorreu-se a videogravação, para registrar as tramas vividas pelas professoras e alunos durante as aulas. A partir da análise microgenética, foi possível apontar indícios de que a função docente é preponderante na organização das possibilidades de participação, aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência, desde que sejam oportunizadas estratégias que considerem as singularidades desses alunos.