Possibilidades Educacionais do Movimento Humano (semovimentar) no Contexto do Mundo da Criança e da Educação Física Escolar

Por: Wenceslau Virgilio Cardoso Leaes Filho.

139 páginas. 2015 14/08/2015

Send to Kindle


Resumo

O presente estudo tem como objetivo geral analisar possibilidades para a Educação Física do movimento humano do 1º ao 4º anos do ensino fundamental. Os objetivos específicos são: refletir sobre a cultura do movimento e crianças; como as funções de movimento ganham significado para as crianças; o diálogo entre criança/movimento e mundo; as questões docentes e a formação de professores para atuar nos anos iniciais – unidocentes e especialistas em Educação Física. O estudo se desenvolve a partir de uma base metodológica das pesquisas teórica e bibliográfica. Por meio de leituras de obras clássicas e diferentes autores envolvidos no tema, discutir e refletir sobre a realidade e propor a construção de um pensamento que possa servir de base na construção de alternativas para a realidade das aulas de Educação Física nos anos iniciais. Dessa forma, pretendemos que o relatório final deste estudo possa ser útil para que novas formas de desenvolver as aulas de Educação Física nos anos iniciais possam ser pensadas e criadas, bem como sustentar uma atuação docente voltada para a transformação didático-pedagógica e uma preocupação com a formação de professores, quer de maneira formal, quer em uma categoria de formação continuada. Além da Introdução e da Justificativa, esta pesquisa é complementada com capítulos que procuram aproximação com os objetivos propostos: Educação, Pedagogia e Educação Física; A criança e a Infância – Uma História; O Movimento e Se-Movimentar; A Corrente Desenvolvimentista da Educação Física; Educação Psicomotora; Biomecânica e Educação Física; Movimento Humano e o Se-Movimentar – Um Caminho Filosófico; e concluímos a pesquisa com o capitulo: O Se-Movimentar no Processo da Educação – Criança nas Aulas de Educação Física - Possibilidades Educacionais.

Endereço: http://cascavel.cpd.ufsm.br/tede/

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.