Possibilidades do Lazer das Crianças: Estudo de Caso em Um Bairro de Periferia da Cidade de Curitiba Paraná

Por: Aline Tschoke e .

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivos:
O objetivo dessa pesquisa foi mapear os espaços públicos de lazer na periferia de Curitiba que atendem as necessidades infantis, suas relações com a gestão pública e a problemática urbana.

Métodos e resultados:
Os procedimentos metodológicos foram: aplicação de protocolos de análise do espaço físico, observações sistemáticas, entrevistas com lideranças locais e análise interpretativa. Os espaços encontrados foram: três praças, uma escola, e quatro espaços de contra turno escolar. Porém, a dinâmica observada nesses espaços não favorecia a vivência do lazer por parte das crianças. Isso devido a falta de manutenção e limpeza dos espaços e equipamentos, insegurança provocada pelo cotidiano do bairro, vazio dos espaços, entre outros.

Conclusão:
Conclui-se que nessa região existem poucas possibilidades para a vivência do lazer infantil, limitadas pela violência, vazio dos espaços, raridade de ações do Estado, ausência dos pais no cotidiano infantil. É inerente a necessidade de articular ações para a vivência do lúdico, mobilizando a comunidade e o Estado na busca do direito ao lazer na infância nas periferias das grandes cidades.

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.