Possibilidades e Limites da Avaliação da Qualidade de Vida: Análise dos Instrumentos Whoqol e Modelos Clássicos de Qualidade de Vida no Trabalho

Por: Bruno Pedroso.

2013 20/02/2013

Send to Kindle


Resumo

Desde a década de 1970 a preocupação com a qualidade de vida tem se intensificado. Na tentativa de mensurar tal variável, pesquisadores das mais variadas áreas têm, desde então, desenvolvido um grande número de instrumentos de avaliação. A grande inflação de instrumentos criados nas últimas décadas, apesar de promover uma maior possibilidade de escolha, por outro lado, fomenta um cenário caliginoso aos pesquisadores: decidir qual é o instrumento mais apropriado para a realização de uma determinada pesquisa. A falta de conhecimento por parte dos pesquisadores tem conduzido, com frequência, à escolha de instrumentos impróprios e/ou menos eficazes para a realização de pesquisa na área da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. Nessa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é realizar uma investigação teórica de natureza descritiva e analítica, desenvolvida por meio de pesquisa bibliográfica, acerca da avaliação da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho, com enfoque os instrumentos de avaliação da qualidade de vida da Organização Mundial da Saúde - WHOQOL - e os modelos clássicos de qualidade de vida no trabalho. O presente estudo abarca a análise dos instrumentos WHOQOL-100, WHOQOL-bref, WHOQOL-HIV, WHOQOL-HIV-bref, WHOQOL-OLD, WHOQOL-SRPB, WHOQOL-DIS, WHOQOL-Children, WHOQOL-8, WHOQOL-Pain e dos modelos teóricos e instrumentos de avaliação da qualidade de vida no trabalho de Walton, Hackman e Oldham, Westley, Werther e Davis e do modelo teórico de qualidade de vida no trabalho de Nadler e Lawler. Infere-se que a escolha de um instrumento de avaliação da qualidade de vida e/ou qualidade de vida no trabalho não é uma empreitada simples. Uma série de fatores tais como o objetivo da pesquisa, os indicadores a ser estudada, a população a serem examinados, os aspectos geográficos, o tempo de aplicação, os procedimentos de análise, deve ser levada em consideração. Cada instrumento é ímpar, possuindo suas respectivas vantagens e eventuais fragilidades. Nessa perspectiva, a presente investigação, por meio do agrupamento de informações existentes na literatura associadas a informações originais, intenta corroborar para com o cenário contemporâneo da avaliação da qualidade de vida e qualidade de vida no trabalho. 

Endereço: http://www.bibliotecadigital.unicamp.br/document/?code=000903118&opt=1

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.