Possibilidades Para a Educação Física em Uma Unidade de Saúde da Família no Município de São Paulo: Um Relato de Experiência

Por: Daniel Martins Candido da Silva.

Corpoconsciência - v.17 - n.2 - 2013

Send to Kindle


Resumo

O Sistema Único de Saúde (SUS) é o sistema vigente no Brasil e em São Paulo, local deste estudo, e tem como porta de entrada a Atenção Básica, na forma da Estratégia Saúde da Família (ESF). Ela é composta por uma equipe com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem e agentes comunitários de saúde, que agem diretamente com a população do território. As unidades obedecem um modelo de atendimento, porém especificidades locais são respeitadas de acordo com a demanda existente. Para melhorar sua abrangência, foi criado o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF), cujo uma equipe multiprofissional presta suporte técnico e científico para a ESF, tendo a Educação Física como um de seus campos profissionais. Portanto, este estudo teve como objetivo observar a rotina de uma unidade básica de saúde (UBS) do município de São Paulo, propondo a participação de um Educador Físico, além de verificar as possibilidades para a atuação deste profissional. Foram observadas nesta UBS duas reuniões de grupo, três visitas domiciliares de enfermeiros, três atendimentos individuais realizados por médicos, três atividades de grupo, realizados pelo NASF e duas reuniões de matriciamento. Nas atividades desta unidade, principalmente as relacionadas ao apoio matricial e a educação permanente, percebeu-se se houvesse um Educador Físico atuando naquele território, ele poderia trazer mais conhecimento e uma nova possibilidade de tratamento e terapêutica para a população, principalmente quando relacionadas às doenças crônicas. Conclui-se que a Educação Física pode ser um grande aliado da ESF, para melhorar sua atuação junto à população.

Endereço: http://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/3561

Comentários


:-)





© 1996-2021 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.