Post Exercise Cardiovascular Effects Of Different Resistance Exercise Protocols For Trunk And Upper Limbs

Por: Annelise Lins Menêses e .

Motriz - v.17 - n.4 - 2011

Send to Kindle


Resumo

Objetivo: Analisar o efeito de diferentes protocolos de exercício de força para o tronco e membros  superiores nas respostas cardiovasculares pós-exercício. Métodos: Quinze homens (22.3 ± 0.9 anos) 
realizaram três sessões de exercício de força para tronco e membros superiores aleatoriamente: sessão  controle (C), sessão de exercício de força a 50% de 1-repetição máxima (1-RM) (E50%) e sessão de  exercício de força a 70% de 1-RM (E70%). Foram realizadas três séries de 12, 9 e 6 repetições,  respectivamente, para cada exercício. A pressão arterial (PA), a frequência cardíaca (FC) e o duplo produto  (DP) foram medidos antes e durante 90 minutos após cada sessão. Resultados: a PA sistólica diminuiu  (P<.05) e a PA diastólica aumentou (P<.05) de forma semelhante após C, E50% e E70%. Entretanto, a FC  e o DP diminuíram após C (P<.01), mantiveram-se após E50% e aumentaram após E70% (P<.01).  Conclusão: A intensidade do exercício de força não influenciou a resposta da PA pós-exercício, contudo, a  sobrecarga cardiovascular foi maior após E70%.

Endereço: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/4559/pdf_134

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.