Potência Muscular e Capacidade de Sprints Repetidos em Jogadores de Futebol

Por: Carlos Miguel Porto Almeida, Daniele Detanico, Juliano Dal Pupo, Juliano Fernandes da Silva, Luiz Guilherme Antonacci Guglielmo e .

Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano - v.12 - n.4 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A potência muscular é uma das qualidades físicas mais importantes da performance de jogadores de futebol, sendo imprescindível a manutenção da mesma no decorrer da partida. Assim, objetivou-se investigar os níveis de potência muscular em jogadores de futebol antes e após realizarem sprints repetidos (SR), assim como as relações entre a potência e o desempenho nos SR. Participaram 20 jogadores de futebol da categoria sub-20, com idades entre 18-20 anos. O design do estudo consistiu em: execução dos saltos verticais; execução dos SR; nova execução de saltos verticais e coleta de amostra sanguínea. Para a mensuração da potência muscular realizou-se o Continuous Jump (CJ) sobre uma plataforma de força piezoelétrica e para a avaliação dos SR, foi utilizado o RAST test. Não foi observada diferença significativa nos níveis de potência muscular após a realização dos SR (p=0,57). Verificou-se diferença significativa nos tempos do primeiro até o quinto sprint (p< 0,01), não sendo observada diferença entre o quinto e o sexto (p=0,06). A altura no CJ antes da realização dos SR correlacionou-se com o tempo no primeiro sprint (r=-0,62; p< 0,01), com o melhor tempo (r=-0,60; p< 0,01) e com o tempo médio nos sprints (r=-0,54; p< 0,01). Pode-se concluir que os jogadores analisados não apresentaram redução significativa nos níveis de potência após a realização dos SR. Houve decréscimo do desempenho do primeiro até o quinto sprint, sendo mantido entre o quinto e o sexto. Os níveis de potência muscular foram determinantes na capacidade dos jogadores realizarem um sprint máximo, assim como sucessivos sprints.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/rbcdh/article/view/1980-0037.2010v12n4p255

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.