Prática de Atividade Física Por Adolescentes de Fortaleza, Ce, Brasil.

Por: Ana Roberta Vilarouca da Silva, Márcio Flávio Moura de Araújo, Marcos Renato de Oliveira, Marta Maria Coelho Damasceno, Niciane Bandeira Pessoa Marinho e Roberto Wagner Júnior Freire de Freitas.

Revista Brasileira de Enfermagem - v.63 - n.3 - 2010

Send to Kindle


Resumo

O objetivo da pesquisa foi conhecer os hábitos cotidianos, relacionados à prática de atividade física, em 307 estudantes entre 12 e 17 anos, de seis escolas privadas, de Fortaleza - Brasil, entre os meses de março e junho de 2007. Foi aplicado um formulário para registrar sedentarismo, IMC, pressão arterial e glicemia. Para análise das proporções foi utilizado o teste do Qui-quadrado. Cerca de 68% dos jovens eram inativos. O sedentarismo foi maior nos pesquisados do sexo feminino (p=0, 000) e naqueles com excesso de peso (p=0,001). Entre os adolescentes ativos o exercício físico mais praticado era o futebol (42%) e a musculação (19%). A educação em saúde nas escolas pode auxiliar no combate desse sedentarismo juvenil.

Descritores: Atividade motora; Estilo de vida; Saúde do adolescente.

Endereço: http://www.scielo.br/pdf/reben/v63n3/a10v63n3.pdf

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.