Resumo

Introdução: A avaliação é parte importante das intervenções de treinadores(as), sendo uma prática essencial no ciclo do planejamento, sistematização e aplicação. Dentre os métodos de avaliação da intervenção do(a) treinador(a), temos a avaliação somativa. Como é a prática da avaliação por jovens treinadores(as)? Objetivo: Apresentar a observação subjetiva sobre a avaliação sistematizada da sessão de treino por jovens treinadoras. Desenvolvimento: O Projeto de Extensão da UFJF “Formação em Basquetebol: Da base para a ponta” (FBBP), possuí 5 equipes de formação em basquetebol. As equipes são conduzidas por alunos de graduação (bolsistas) que planejam, sistematizam e aplicam os conteúdos. Ao longo de 15 semanas, foram realizadas 30 sessões de treino em cada categoria. Duas jovens treinadoras preencheram a ficha de avaliação da sessão de treino (FAST) ao final de cada sessão. As treinadoras, participam no FBBP há 4 anos, perpassando por diversas funções, atualmente treinadoras nas equipes Sub13 e Sub15 feminina. O FAST avalia: 1) Desempenho dos alunos/atletas; 2) Desempenho do treinador(a); 3) Aplicação das tarefas na sessão de treino; 4) Observações para a próxima sessão. As treinadoras preencheram 80% das sessões aplicadas e relataram suas impressões sobre a avaliações realizadas. Treinadora 1: A partir da utilização do instrumento conseguiu detectar melhorias para a próxima sessão de treino, tanto no relacionamento com as atletas, quanto na sua organização, sentindo dificuldade no preenchimento das avaliações; Treinadora 2: Detectou os pontos positivos e negativos da sessão, realizando ajustes necessários para as próximas. Ajudou a entender e conhecer melhor suas atletas pelo nível de envolvimento, esforço e dificuldade. Relatou auxílio na sua postura quanto treinadora, nos aspectos que precisava melhorar, mudar ou adquirir. Sugestões: A aplicação do FAST auxiliou de forma no processo de evolução das treinadoras, sugere-se que de fato seja realizado uma avaliação pós-treino. Buscar maneiras mais práticas de avaliação seja importante.