Prática Pedagógica e Educação Física: Uma Ação Direcionada Aos Adolescentes

Por: Marcela Maria da Silva, Mayara Alves Brito da Rocha, Rodolfo Gomes da Silva, e Suzane Santos de Santana.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

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Resumo

Adolescência é a fase do desenvolvimento humano que marca a transição entre a infância e a idade adulta (CERQUEIRA, 2010), por ainda não ter se transformado o adolescente não ajustado ao seu papel de vida, resulta na maioria das vezes em uma conduta de confusão, incerteza e ansiedade. A adolescência, do ponto de vista da sociologia, é abordada como um “período de transição entre a infância e a idade adulta que recebe políticas centradas na preparação para o mundo adulto” (ABRAMO, 1994, p.27), ou seja, é considerada uma fase de preparação.Segundo Marzinek (2004), os adolescentes que congregam o ensino médio têm o pensamento voltado para a formação profissional, com a intenção de buscar meios que proporcionem a sua ascensão pessoal, por muitos deles a vivência prática nas aulas de educação física, torna-se a atividade que lhe proporciona prazer, divertimento e desenvolvimento psicomotor. Na Educação Física, se o professor possuir extensa capacidade em ministrar seus conteúdos, sua metodologia, sua prática pedagógica, de forma motivante para o aluno, a aprendizagem dos conteúdos será mais fácil, intensa e significativa. A prática pedagógica pode ser entendida como uma ação realizada pela relação entre professor e aluno e articulada com a realidade sociocultural que toda a comunidade escolar está inserida.Especificamente o Ensino Médio definido na OTM (Organização Teóricometodologica), como 4º ciclo, tem o objetivo de aprofundar a sistematização dos conhecimentos da Cultura Corporal (Dança, Ginástica, Jogo, Esporte e Luta) e adquirir condições para ser produtor de conhecimento a partir da seguinte organização por unidades. Unidades são os períodos do ano letivo escolar, que são subdivididos em II semestres, cada qual com II unidades. Onde devem ser abordamos na I unidade o conteúdo ginástica, na II unidade o trato dos conteúdos dança e lutas, na III unidade o conteúdo jogo e por fim na IV unidade o conteúdo esporte.O que deve ser diferenciado é como esses conteúdos serão abordados, sendo aprofundados de acordo com o avanço dos anos, seguindo uma hierarquização do conhecimento, relacionando-os com assuntos presentes no cotidiano e extrapolando o conhecimento para a comunidade escolar em oficinas, seminários e festivais.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5714

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