Prática Religiosa e Estilo de Vida Ativo em Idosos

Por: Ana Raquel Mendes dos Santos, Clara Maria, Emília Amélia Pinto Costa da Silva, Petrucio Venceslau de Moura e Silvestre M. de Freitas.

XIV Congresso de Educação Física e Ciências do Desporto dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

Objetivo:
A presença da religiosidade representa um mecanismo de apoio importante para a promoção e manutenção do estilo de vida saudável em idosos. Assim, o objetivo deste estudo foi analisar a relação entre a prática religiosa e a adoção de exercícios físicos para fins de lazer e saúde em idosos de um grupo de atendimento multidisciplinar.

Métodos e resultados:
Este estudo é um recorte da pesquisa “Programa de educação para envelhecimento ativo: avaliação da efetividade, construção e testagem de insumos” (EDITAL UNIVERSAL- 2008/2009 - processo CNPq de nº 482196/2007-6). Trata-se de um estudo descritivo de abordagem qualitativa. A amostra foi composta por 103 idosos integrados ao Programa de Apoio ao Idoso (PAI), na cidade de Recife/PE/Brasil. Para a coleta de dados, foram utilizados os seguintes instrumentos: Formulário de Caracterização da Amostra, que traçou o perfil da população e um Roteiro de Entrevista sobre Estilo de Vida e Envelhecimento Bem-Sucedido, composto pelos domínios Descanso, Sócio-Afetivo, Cognitivo e Atividade Física. Os dados foram analisados pelo programa SPSS versão 10.0, que permitiu por meio da estatística descritiva, identificar as frequências absolutas e relativas. Os resultados demonstraram que os idosos (58,3%) que sempre ou muitas vezes exercitavam a “paz interior”, seja meditando, orando ou rezando, eram moderadamente ativos ou muito ativos em relação à prática de exercícios físicos para fins de lazer e saúde, como por exemplo: caminhadas, ginástica, dança, yoga, musculação, natação, hidroginástica e esporte.

Conclusão:
Conclui-se que a religiosidade tem um fator importante na saúde física das pessoas, especialmente em idosos.

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.