Práticas Corporais em Cena na Saúde Mental: Potencialidades de Uma Oficina de Futebol em Um Centro de Atenção Psicossocial de Porto Alegre

Por: , Cleni Terezinha de Paula Alves, Felipe Wachs e Leonardo Trápaga Abib.

Pensar a Prática - v.13 - n.2 - 2010

Send to Kindle


Resumo

A educação física vem emergindo no campo da saúde mental com o intuito de contribuir no processo terapêutico de usuários de serviços de saúde mental, como os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). Neste trabalho nosso objetivo foi analisar quais os significados que os usuários de um CAPS, localizado em Porto Alegre/RS, atribuíam à oficina de futebol que ali ocorria. A pesquisa é de cunho qualitativo e se inspira na perspectiva etnográfica. Um dos fatos que emergiram da oficina de futebol, e que mereceu maior atenção para análise, foi a participação ativa dos usuários em muitos momentos da oficina. Essa maior participação possibilitou aos participantes momentos interessantes de protagonismo, pouco vividos por eles em suas trajetórias de vida.

Endereço: http://www.revistas.ufg.br/index.php/fef/article/view/7934

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.