Práticas Corporais dos índios Tremembé de Almofala

Por: Arliene S Menezes Pereira, Claudio H. Couto do Carmo, Cristiane Sousa da Silva, Daniel Pinto Gomes, João B de Albuquerque Figueiredo e Sammia Castro Silva.

XVI Congresso de Ciências do Desporto e Educação Física dos Países de Língua Portuguesa

Send to Kindle


Resumo

O trabalho faz uma abordagem da corporeidade dos índios Tremembé, município de Itarema-Ceará, identificando os tipos de práticas corporais que relacionam-se com a cultura indígena Tremembé, e o sentido do corpo nestas atividades. Discutindo características do grupo e práticas corporais que são apontadas por eles como definidores da identidade indígena (PEREIRA, 2010. p. 20). Pode-se observar através de gráficos, que a dança do Torém, “Ritual sagrado ou Brincadeira” (Oliveira Jr,1998) obteve 28% das respostas. As danças eram as técnicas corporais mais citadas, tendo um total de 23% das respostas. Esta pesquisa etnográfica foi realizada através de 6 pesquisas de campo, entrevistando oralmente 111 indígenas, nas localidades de Almofala, Varjota, Saquinho, Urubu, Camboa da Lama, Lameirão, Panã e Mangue Alto. Foram coletados aproximadamente 1800 fotos, 200 vídeos e 200 entrevistas orais, nos quais os entrevistados responderam perguntas acerca de suas práticas corporais e como as consideravam, assim como sobre seu corpo e a identidade indígena. Objetivou investigar as relações entre cultura e corpo, traçando um perfil da particularidade destas práticas, fazendo uma análise das que estão relacionadas com a cultura tradicional e as que foram inseridas através do contato com outras culturas. Proporcionando a estudos posteriores embasamento teórico e de pesquisa de campo, principalmente para estudos que envolvem a pesquisas de sociedades indígenas cearenses. Concluiu-se que a corporeidade é fruto de fatores que tentam revalorizar a tradição e de outros que fazem um processo de aculturação. Apontando como principais resultados a diferença entre o corpo dos índios e suas características identificadoras.

Endereço: http://www.fade.up.pt/rpcd/entradaPT.html

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.