Integra

Editoria: Grupos de Trabalhos Temáticos

Data: 31/03/2020

A pandemia do coronavírus (COVID-19) é uma realidade no Brasil permeada por medos, incertezas, e irresponsabilidade de grande parte do mercado e do Estado, sobretudo do governo federal. O distanciamento social, estratégia adotada rapidamente por grande parte da população brasileira como via de esperança para o enfretamento desse vírus, tem demandado criatividade de todos e todas para o exercício das práticas corporais constituintes das nossas culturas. Todavia, questões sociais, políticas e econômicas têm se apresentado neste contexto, para diferentes segmentos da sociedade, como obstáculos para a manutenção dessas práticas como expressão vívida da existência humana.

O aprimoramento do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE), e de todas as instituições que buscam e prezam pela democracia plena como nós, passa pelo desafio contemporâneo da polifonia, da velocidade da informação e da comunicação, e da busca incessante por expressão e representatividade. O novo ecossistema comunicativo digital abriu espaço para a exposição das múltiplas ancoragens territoriais demarcadas pelos diferentes grupos e matrizes constituintes das culturas, como previa Martín-Barbero. Essa ambiência convida a todos para a exposição do eu, fenômeno subjetivamente necessário para muitos. Para nós do CBCE, no entanto, o desafio desse cenário é lidar, gerir e bem definir o que é expressão da unidade e o que é expressão da nossa pluralidade. Dominique Wolton defende que não há comunicação sem pluralidade de perspectivas. Para ele, se não ocorrer de modo plural, o processo não deve sequer ser chamado de comunicação, mas unicamente de ação de informar. Nesse sentido, o CBCE, por meio da sua Direção Nacional e dos seus 13 Grupos de Trabalhos Temáticos (GTTs), vem propor um processo comunicativo de reflexões e esclarecimentos sobre as práticas corporais em tempos de distanciamento social e coronavírus. A primeira nota técnica é do GTT 2 – Comunicação e Mídia.

Documento disponível em http://www.cbce.org.br/upload/biblioteca/GTT%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20M%C3%ADdia%20-%20CBCE%20em%20tempos%20de%20coronav%C3%ADrus.pdf