Práticas Corporais no SUS: Uma Análise a Partir das Entidades Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte – CBCE (Grupo de Trabalho Temático Atividade Física e Saúde – GTTAFS) e Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS)

Parte de Atividade Física e Saúde . páginas 117

Resumo

Introdução

Esse texto é fruto do “quarto movimento” da tese de doutorado de uma das autoras, com o objetivo de analisar os discursos que legitimam as práticas corporais e atividades físicas no SUS na produção científica (ANDRADE, 2018).

Compreender as histórias das entidades da educação física que nor- teiam os debates acerca das PCAF no SUS se configurou, portanto, como um movimento necessário e consequente da nossa busca pelas condições de emergência dos modos enunciativos envolvidos na legitimação das prá- ticas corporais e atividades físicas no SUS. Foram selecionadas duas en- tidades que se destacam no cenário nacional, o CBCE, aqui representado pelo Grupo de Trabalho Temático Atividade Física e Saúde (GTTAFS) e a Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS).

O objetivo deste capítulo foi compreender o contexto histórico de surgimento destes grupos e as suas relações com o debate das práticas cor- porais e atividades físicas no SUS.