Práticas Corporais Para Idosos: Um Estudo de Caso do Programa Qualidade do Viver na Velhice - UFPB?

Por: Clécia R. Fernandes Ribeiro.

2013 10/12/2013

Send to Kindle


Resumo

Essa pesquisa teve como objetivo analisar o programa ?Qualidade do viver na velhice - UFPB? a partir da sua perspectiva teórica, objetivos, metodologia e resultados alcançados. Para isso, fizemos um estudo de caso com abordagem qualitativa. Utilizamos como instrumentos um protocolo de coleta dos documentos, roteiros de entrevista para os idosos, os estagiários e a pessoa responsável pela instituição atualmente beneficiada pelo Programa e um protocolo de observação. As informações recolhidas foram analisadas com base na análise temática de conteúdo. Organizamos as informações em quatro categorias: fundamentação teórica, objetivos, metodologia e resultados do Programa. Identificamos que a base teórica do Programa é a Corporeidade e ela influencia a compreensão sobre o envelhecimento, a saúde e a educação. Seus objetivos principais foram: interação social, capacidade funcional, o prazer, a saúde comunitária, capacidade sensorial e expressiva e a qualidade de vida. Além disso, o Programa tem uma metodologia participativa com os idosos, valorizando o jogo em suas práticas. Como avaliação o programa utilizou, predominantemente, as falas no círculo de cultura e as observações . Os resultados mais frequentes foram a interação social e o prazer. Com isso, essa pesquisa pôde fazer uma análise do Programa identificando suas potencialidades e suas fragilidades: como a necessidade de melhorar a definição da sua perspectiva teórica, a escolha de suas avaliações de acordo com os objetivos, a capacitação dos estagiários e a comunicação com os responsáveis pela instituição beneficiada. Portanto, entendemos ser necessária, primeiramente, uma reflexão sobre as questões apontadas nesta pesquisa para uma possível reestruturação do Programa.

Endereço: http://w2.atrio.scire.net.br/upe-papgef/pub/ThesisViewAll.do?method=viewAll&id=100&pg_query=9764717958863223&pg_range=5

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.