Práticas Docentes Produzidas no Cotidiano Escolar, no Processo de Implantação de Uma Nova Proposta de Educação Física, no Estado de Minas Gerais

Por: .

96 páginas. 2008 10/06/2008

Send to Kindle


Resumo

Esta dissertação teve como objetivo compreender como os professores se apropriam; no cotidiano escolar; da proposta de Educação Física; implantada pela Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais. A construção e a análise do objeto de estudo tiveram como suporte teórico as discussões sobre os saberes e práticas docentes cotidianas; em especial; as contribuições dadas pelas autoras Elsie Rockwell e Ruth Mercado. A metodologia utilizada para o trabalho de campo foi o Estudo de Caso; orientado por uma perspectiva etnográfica; e os instrumentos de coletas de dados utilizados foram: observação de aulas de uma professora de Educação Física de uma turma de 5ª série durante um semestre; entrevista com uma das consultoras que coordenaram o processo de construção e implantação da nova proposta pedagógica; entrevista com a professora de Educação Física cujas aulas foram observadas; entrevista com cinco alunos da referida turma e análise documental. Dessa forma; foi possível analisar as práticas docentes da professora de Educação Física na implantação da nova proposta; levando em consideração a história pessoal e profissional da professora e as condições materiais onde sua prática educativa ocorreu. Duas categorias de análise emergiram dos dados teóricos e empíricos: a Educação Física como área de conhecimento e a relação teoria-prática nas aulas de Educação Física. Os resultados deste estudo indicam a importância de se considerar os saberes e práticas desenvolvidos pelos professores no cotidiano de sua docência na construção e implantação de novas propostas pedagógicas. Indicam também as dificuldades enfrentadas pela professora em implantar uma proposta pedagógica que trata a Educação Física como área de conhecimento; sendo que suas vivências na educação básica e na formação inicial em Educação Física a tratavam como uma atividade complementar da escola. Além disso; ficou evidenciada a necessidade de se romper a distância entre os cursos de formação de professores de Educação Física e a prática docente cotidiana; no sentido de se buscar uma melhor integração entre teoria e prática.

Endereço: http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=111063

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.