Práticas de Esporte e Lazer: Proposta de Políticas Públicas na Comunidade 201 do Município de Uruará – Pará

Por: Daniele Lopes de Souza, Edna Cristina Gonçalves dos Santos, Elren Passos Monteiro e Raquel Jacobson Pereira.

XVIII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e V Conice - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO
A implementação de políticas públicas de educação e lazer nas comunidades da transamazônica e Xingu é uma necessidade, uma vez que projetos nesta área proporcionam a cidadania através do Esporte e Lazer. Para Marcelino (2001) é essencial que se trabalhe políticas públicas de lazer para que possam beneficiar a sociedade como um todo, e são responsabilidades dos governantes, do setor público, privado e de toda a sociedade civil.
A importância de se desenvolver políticas públicas que beneficie a massa é primordial por que elas conscientizam, informam e transformam o ambiente em que estão inseridas. De acordo com Silva et al apud Souza Lima et al (2008) as políticas públicas de lazer tem como papel garantir ações que melhorem a qualidade de vida da sociedade, para isso é de suma importância que as mesmas busquem atender as necessidades da população.
As políticas públicas de lazer devem beneficiar a sociedade em geral, pois, o lazer é um direito de todos e é dever do Estado como afirma Milton Santos apud Pelegrin (1996 p. 32), “quem não pode pagar pelo estádio, pela piscina, pela montanha, e o ar puro, pela água, fica excluído do gozo desses bens que deveriam ser públicos porque são essenciais”. Conforme Pelegrin (1996), se estas atribuições competem ao poder público é necessário que o mesmo se alie com a população e realizem as correções e adaptações necessárias nos espaços de lazer, de acordo com a especificidade de casa espaço.
Partindo deste pressuposto, o projeto intitulado “Uma proposta de políticas públicas de lazer através do esporte para a comunidade 201 do Município de Uruará/PÁ” propôs desenvolver práticas de lazer através de atividades lúdicas e esportivas para crianças, adolescentes e jovens, com o foco oportunizar práticas de lazer atentando para a importância da concepção corporal através do esporte. Assim, o objetivo deste estudo foi promover atividades de esporte e lazer aos estudantes da Agrovila 201 de Uruará/PA.

Endereço: http://cbce.tempsite.ws/congressos/index.php/conbrace2013/5conice/paper/view/5311

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.