Práticas Esportivas Inovadoras: o Frisbee no Ensino Médio

Por: Ailton Costa Neto, Ana Cristina de Araújo, Darliston Yuri Silva de Souza, Kássia Thaisa da Silva Barbosa, Matheus Dantas de Lucena e Thais Reis Silva de Paulo.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

INTRODUÇÃO

A educação física escolar constitui-se em um espaço privilegiado para se trabalhar o esporte dentro da escola pois possui um compromisso pedagógico, através da ampliação sistemática dos seus conteúdos. Ressignificar a dimensão fundamentalmente competitiva e de rendimento fomentando práticas que contribuam para a construção de conhecimento, expressão da criatividade e valores educacionais se faz necessário ao tratar o esporte nas aulas de educação física. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) desempenha um papel acadêmico e social, promovendo a integração do conhecimento com a vivência prática da docência, contribuindo para a formação dos alunos bolsistas como protagonistas da sua própria aprendizagem. Este relato de experiência é fruto da participação dos bolsistas do PIBID no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN), nas aulas de educação física do segundo ano de uma turma do ensino médio, com o conteúdo esporte: Frisbee. Sobre a escolha da modalidade, os fatores determinantes foram o fato de ser uma prática esportiva não-hegemônica e permitir o fomento do diálogo, dos valores éticos e fair play.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.