Integra

Introdução: O presente trabalho de extensão refere-se às Práticas da Fisioterapia para uma 3ª idade saudável. Tendo em vista que a população de idosos vem crescendo ano a ano e com isso implicando em um aumento das demandas sociais, evidenciando assim a importância de garantir uma boa qualidade de vida.

Objetivos: Objetiva-se analisar as relações pedagógicas atuais, através das práticas comunitárias envolvendo discentes e indivíduos da terceira idade, procurando intervir e potencializar a socialização e a troca de experiências buscando a integridade na atenção a saúde.

Métodos: A metodologia empregada neste projeto de extensão se da através de encontros semanais com o grupo da terceira idade "grupo Girassol" onde as alunas do curso de fisioterapia realizam dinâmicas de grupo, exercícios terapêuticos, orientação quanto aos cuidados de saúde nesta faixa etária. Inicialmente foi realizada uma entrevista com as integrantes do grupo, intuito de verificarmos as reais necessidades do mesmo. Assim buscou-se através de práticas educativas em saúde levar ao grupo orientações quanto aos cuidados com sua saúde, com rodas de conversa e palestras com alunos de outros cursos da área da saúde.

Resultados: Devido às atividades realizadas constata-se uma melhor qualidade de vida destas pessoas, além de uma maior disposição física uma integração entre estas e uma troca de experiências, vivencias, amizades e solidariedade.

Conclusão: Com este trabalho, percebe-se o quanto a fisioterapia é importante na vida de um idoso, pois vai além da especificidade do núcleo da saúde para o campo da saúde, ou seja, com o cuidado na atenção a saúde contribuindo desde a parte psíquica, afetiva e motora, vendo este indivíduo na sua totalidade, trazendo este idoso a uma vida ativa na sociedade.

E-mail do apresentador: gleice.casa@gmail.com