Práticas Inovadoras: Uma Análise Sobre Aulas de Educação Física Escolar

Por: , Bruna Saurin Silva e .

XX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VII CONICE - CONBRACE

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Resumo

Segundo Fensterseifer e Silva (2011) a EF deveria fazer verdadeiramente parte do componente curricular e seu papel seria de problematizar prática e teoricamente a cultura corporal de movimento. Práticas pedagógicas que ousam materializar essa referida concepção são entendidas, pelo autor, como práticas “bem sucedidas” ou “inovadoras”. Considerando este cenário, o objetivo deste trabalho foi fazer um balanço da produção científica da Educação Física que tematizam as práticas inovadoras.Nota-se que o assunto sobre prática inovadoras, além de novo, ainda possuí poucas publicações, sendo encontradas apenas 31 em oito periódicos distintos, num período de 10 anos. O tema “práticas inovadoras” está presente em algumas das publicações, pairando sobre a teorização da mesma. Assim colaborando com pesquisadores e demais que buscam sobre este tema, esse trabalho trouxe um apanhado sobre práticas que cercam estes temas, no sentido de revelar, onde, quando, como e por quem elas vêm sendo feitas, descrevendo os tipos de pesquisas, as abordagens e concepções de aula, revelando assim como essas aulas vêm sendo sistematizadas.

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