Resumo

Objetivos:
Sistematizar práticas lúdicas esportivas junto à pessoas com deficiência; Interagir de forma lúdica no PRO-NIDE; Provocar a socialização e integração; Estimular as capacidades intelectuais dos alunos; Coletar dados para melhoria do PRO-NIDE.

Métodos e resultados:
Neste projeto, as práticas esportivas de lazer têm o elemento lúdico como fundante. Aqui, destacamos esta perspectiva como importante para estimular o processo de ensinoaprendizagem deste segmento sóciocultural. A integração e interação dessas práticas permitem materializar unidade teorico-prática numa interrelação de conhecimentos tendo a motivação como um dos fatores principais. Os jogos possibilitam criar e provocam entusiasmo sobre os conteúdos, por respeitar os interesses e motivações dos educandos numa constante expressão interagir nas práticas lúdicas. Assim, exploram-se diversas possibilidades corporais, respeitando os limites de cada um, por envolver seus movimentos, seus ritmos e suas noções espaciais. Aqui neste estudo-intervenção ressaltamos como base fundante a Educação Física Adaptada e o Lazer-Recreação com referências como campo de conhecimento em Educação Física, Esporte e Lazer que têm por objetivo contribuir para a melhoria da qualidade de vida para grande parte da população com diferentes deficiências. O projeto desenvolve-se através do planejamento participativo tendo como foco a educação para e com o lazer.

Conclusão:
Constatamos a importância deste estudo para a melhoria da qualidade de vida dos participantes em diferentes dimensões de formação humana inclusiva, como também, para nossa formação acadêmica ao ampliar o olhar/conhecimento, qualificando nossa atuação com competência, com respeito às diferenças, a individualidade do educando ao problematizar práticas com qualidade educativa-lúdico-cultural de forma mais humanizada.