Práticas Pedagógicas da Educação Física na Amazônia: Aproximações Iniciais com o Pensamento Decolonial

Por: Alder Sousa Dias, Gabriel Pereira Paes Neto e Waldir Ferreira de Abreu.

XXI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte e VIII CONICE - CONBRACE

Send to Kindle


Resumo

O trabalho analisa possíveis relações de práticas pedagógicas da Educação Física Escolar (EFE) com o pensamento decolonial, no contexto amazônico. Resulta de uma pesquisa exploratória, que teve como sujeitos 25 profissionais da EFE. Aponta-se que o pensamento decolonial pode contribuir para uma EFE mais sensível à contextual à realidade amazônica. Conclui-se que a “resistência” ético-política, o foco na formação humana e na alteridade negada são algumas destas possíveis aproximações.

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2020 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.