Práticas Pedagógicas de Uma Professora de Educação Física de Início de Carreira: Um Estudo de Caso

Por: Catia Silvana da Costa.

278 páginas. 2013 13/12/2013

Send to Kindle


Resumo

O início da carreira, apresentado por sua complexidade, ainda é um tema pouco explorado no mundo da formação de professores. Dada a importância da realização de pesquisas sobre o período e o interesse na implementação de ações voltadas à formação inicial e continuada e ao início do ensino, pretendemos, neste estudo, conhecer e compreender as práticas pedagógicas de um professor iniciante de Educação Física e fontes que influenciam a construção do conhecimento ao longo de sua carreira. Com base nesse objetivo, refletimos sobre o professor iniciante, as características e implicações desse período, a formação inicial em Educação Física, as dimensões dos processos de aprendizagem e desenvolvimento profissional e o conhecimento do professor. Similarmente, contextualizamos a Educação Física retomando sua trajetória histórica para dar visibilidade e compreensão da constituição da área, situamos as diversas tendências, apresentamos a construção do conceito de cultura corporal, baseamos nossa educação em uma legislação integral para a Educação Física. e estudos sobre o ensino de educação física nos anos iniciais do ensino fundamental. 

Endereço: https://repositorio.ufscar.br/handle/ufscar/2693

Ver Arquivo (PDF)

Comentários


:-)





© 1996-2018 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.