Resumo

Objetivos:
A ludicidade enquanto fenômeno individual pode ser observada através das manifestações humanas representadas por diálogos e ações inseridas em diferentes contextos. Porém, no contexto escolar as manifestações lúdicas devem aparecer a partir de vivências prazerosas, como: jogos, brincadeiras, danças entre outras expressões corporais. Desse modo, a escola apresenta-se como espaço adequado para o início dessa experiência lúdica, prestigiando alguns aspectos relevantes para um melhor desempenho escolar no futuro. Assim, investigou-se a atuação de dez professores de Educação Física quanto à utilização de práticas pedagógicas lúdicas em suas aulas na Educação Infantil no município de Cuiabá, MT.

Métodos e resultados:
Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa. Observou-se 12 aulas para apontamento dos seguintes aspectos: espaços e materiais destinados às aulas de Educação Física Infantil e metodologias empregadas durante as aulas. Após análise interpretativa, constatou-se que os espaços escolares visitados apresentam grande variedade de brinquedos, entretanto não há a preocupação em utilizá-los respeitando a faixa etária de interesse. Os professores utilizam músicas, danças e histórias infantis em suas aulas de forma metódica, acreditando que toda ludicidade se encerra nesse contexto.

Conclusão:
Conclui-se assim, que os professores da pesquisa percebem o lúdico como método e não como fenômeno intrínseco ao ser humano que deve ser respeitado. Acredita-se que ao apontar aspectos relevantes referentes ao tratamento lúdico que se dá nas aulas de Educação Física Infantil, abrir-se-ão possibilidades de reelaboração de um currículo escolar mais eficaz ou, ao menos, despontarão sugestões para que haja melhoras no desenvolvimento das práticas pedagógicas escolares da Educação Física Infantil.