Práticas e Trajetórias Juvenis Pelo Espaço da Cidade de Erechim : a Construção de Saberes e Sua Correspondente Conotação em Aprendizagens

Por: Anelise Brod.

142 páginas. 2006 00/00/0000

Send to Kindle


Resumo

A investigação realizada na presente dissertação de mestrado tem como objeto central de estudo as práticas e trajetórias de um grupo de jovens de Erechim, dentro da temática da juventude. Este objeto foi problematizado a partir do seguinte questionamento: estas práticas e trajetórias são configuradoras de construções de saberes para além do espaço escolar? Tendo como atitude de fundo a preocupação com a rigorosidade da análise e instigada por uma necessária curiosidade epistemológica, a dissertação utilizou uma metodologia em que se combinaram observação empírica, análise documental e entrevistas-diálogo, com o apoio de um diário de campo e de um gravador, de um lado, e com o suporte teórico de uma variada gama de autores especialistas, tanto na área da metodologia da pesquisa como das teorias da juventude, de outro lado. O desvelamento do objeto de pesquisa e conseqüente resposta à problematização do tema trouxe como principais as seguintes observações e conclusões: 1º Os jovens pesquisados são sujeitos sociais e como tais não podem ser vistos apenas pelo viés da negatividade e de estereótipos generalizadores. 2º Os jovens, na ótica sócio-políticocultural aqui visada, buscam sua realização, sua qualidade de vida e sua socialização em práticas e trajetórias, onde experienciam solidariedade, autonomia e vivência humana. 3º Os jovens constroem saberes também no espaço e tempo urbanos que complementam e, por vezes, transcendem os saberes do processo ensinoaprendizagem do espaço escolar, pois, enquanto estes são mais da ordem psicogenética do objeto do saber...

Endereço: http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/8557

Ver Arquivo (PDF)

Tags: ,

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.