Praxiologia Motriz: Novas Proposições Para o Treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos

Por: Bruno Minuzzi Lanes, Cesar Vieira Marques Filho, e Raquel Valente de Oliveira.

Motrivivência - v.30 - n.54 - 2018

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Resumo

O processo de treinamento dos Jogos Esportivos Coletivos (JECs) vem sofrendo críticas pela forma como é materializado, pois o treinador nem sempre possui argumentos e métodos de ensino que condizem com o que vem sendo defendido na bibliografia científica. Ainda se percebe um treinamento descontextualizado da lógica do jogo, acreditando que o aperfeiçoamento técnico irá suprir todos os elementos que compõem os JECs. Em contrapartida, a praxiologia motriz apresenta-se como uma importante teoria que poderá nortear a prática pedagógica do treinador, na qual sistematiza a lógica interna dessas modalidades. Assim, realizou-se uma pesquisa bibliográfica e exploratória que objetivou analisar as implicações dos conceitos da praxiologia motriz no processo de treinamento dos JECs. A partir da praxiologia motriz e de seus elementos, apresentaram-se novos pressupostos para o treinamento com o intuito de auxiliar os treinadores a materializar sua prática pedagógica na busca por um desempenho mais eficaz neste processo.

Endereço: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/2175-8042.2018v30n54p308

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