Resumo

Este relato objetiva apresentar o projeto de capacitação de professores de educação física desenvolvido no município de Bom Jesus de Itabapoana - RJ.

Integra

 

Este projeto foi desenvolvido pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer do município de Bom Jesus do Itabapoana - RJ nos anos 1994/1995/1996, sendo de autoria do professor de Educação Física Ulisses de Oliveira Frattari.

Sabedores que a prática de atividades corporais na escola tem reflexos na formação social e na formação da auto-imagem do educando esperamos estar, com este projeto, contribuindo para inserção social e autonomia no seu cotidiano.

Em 1994 apresentamos este projeto ( em anexo ) ao diretores de 07 ( sete ) escolas municipais, para sua implantação, nesta oportunidade foram selecionados 04 ( quatro ) profissionais que seriam envolvidos no projeto. A seguir nos reunimos com os professores escolhidos para planejamento, organização da proposta curricular ( em anexo ) e montagem do cronograma de capacitação, acompanhamento e avaliação.

A primeira capacitação realizada pela Coordenação de Educação Física foi 20(vinte ) horas, com os seguintes assuntos:

  • observação de aulas de educação física de C.A. à 4ª série;
  • atividades de criatividade com sucata;
  • recreação e jogos de C.A. à 4ª série;
  • planejamento de aula.

Uma segunda capacitação foi realizada pelo bacharel em turismo e técnico em recreação e lazer Marco Antonio Florenciano com carga horária de 60 ( sessenta ) horas, com os seguintes assuntos:

  • importância da recreação e jogos;
  • brinquedos cantados;
  • atividades rítmicas;
  • exercícios desinibitórios;
  • perfil do professor;
  • criatividade com jornais;
  • relaxamento;
  • modelagem com argila. ( fotos em anexo )

Em 1995, após avaliação dos primeiros seis meses observamos a necessidade de promover uma maior socialização entre os alunos. Propomos a realização dos jogos escolares ( queimada e futebol de 07 a 10 anos e mini-handebol e futebol de 11 a 14 anos - fotos em anexo ). Para tanto realizamos uma capacitação de 20 horas, com atividades para observação do comportamento dos alunos e suas relações.

Reunião com Secretário de Educação Municipal, Diretora do Departamento de Educação, Coordenação de Educação Física e Supervisão Escolar decidindo-se que cada escola terá seu professor de Educação Física, cumprindo sua carga horária somente na escola onde atua, dentro do horário normal das aulas, pois o regimento escolar do município garante este direito.

Em 1996, foi realizada uma capacitação em conjunto com todos professores do município com a Especialista em Educação, Lilian Leal de Medeiros com duração de 10 horas, com os seguintes assuntos:

  • processo de construção do conhecimento;
  • auto-avaliação;
  • processo do conhecimento pelo indivíduo;

Capacitação com duração de 15 horas com o professor Ulisses de Oliveira Frattari para estudos de fitas de vídeo da TV ESCOLA, com os seguintes assuntos:

  • material alternativo;
  • brincando de esporte;
  • utilização de corda, arco de jornal;
  • atividades em sala de aula.

Capacitação de 30 horas com a Professora de Didática e Fundamentos em Educação Física no Instituto de Educação Eber Teixeira de Figueiredo, Ana Maria A. D’Alvaro para estudo da legislação referente ao processo de avaliação em Educação Física, como proceder e características do processo avaliativo, elaboração de ficha de avaliação. ( em anexo )

Devido ao trabalho realizado pelo Centro de Estudos Pedagógicos Adélia Barroso Bifano e a Coordenação de Educação Física com TV ESCOLA, o município foi destaque na revista TV ESCOLA nº 04 agosto/setembro de 1996 ( em anexo ).

PROJETO

"A práxis pedagógica da Educação Física em escolas municipais de 1º grau ( C.A. à 4ª série)."

APRESENTAÇÃO

Este projeto tem por base a prática transformadora, que se expressa na vontade política da Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Bom Jesus do Itabapoana -RJ, de promover uma educação voltada para a cultura corporal, que contribuirá para a auto-realização do educando.

JUSTIFICATIVA

Diagnose: em virtude:

  • do amparo legal(artigo 7º da Lei 5692/71);
  • dos valores que as atividades corporais conferem no contexto histórico-cultural;
  • da importância da prática da Educação Física para o desenvolvimento das habilidades motoras considerados fundamentais para a aquisição de conhecimentos, relações sociais e afetivas com o meio em que vive;
  • da necessidade de contribuir para a construção de uma sociedade mais humana e crítica.

Prognose: acreditamos que a proposta curricular mobilize e envolva toda a comunidade escolar, contribuindo para um constante fazer coletivo, promovendo o auto-desenvolvimento pela busca de práticas produtivo-criativas que possibilitem desenvolver a consciência dos alunos, seus saberes, suas capacidades cognitivas, habilidades e atitudes para enfrentar problemas e necessidades, buscando novas soluções para as relações consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

OBJETIVO GERAL

Proporcionar aos professores aperfeiçoamento e constante atualização profissional, para que o ensino atenda aos interesses do aluno e às características particulares de cada um.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Oferecer aos professores de Educação Física um referencial teórico capaz de orientar uma prática docente comprometida com o processo de transformação social;

Reconhecer a totalidade do corpo, identificando suas partes, possibilidades de ação e toda sua relação com o espaço e o tempo.

Proporcionar a compreensão do movimento corporal humano como instrumento de ligação entre as experiências vividas e a relação destas com a produção do conhecimento e a construção do pensamento crítico.

REQUISITOS

  • Providenciar recursos humanos habilitados à orientação dos professores;
  • Levantar recursos financeiros e materiais;
  • Selecionar espaço físico adequado à programação;
  • Convocar os professores que serão envolvidos neste projeto.

META

Capacitar professores para trabalharem Educação física de maneira concreta e ativa.

ESPECIFICAÇÃO DA META

  • Apresentar situações escolares que promovam o desenvolvimento integral do aluno;
  • Organizar um programa de atividades adequado ao ritmo de aprendizagem da turma;
  • Elaborar uma proposta curricular embasando-se na relevância social do conteúdo para a reflexão pedagógica escolar;
  • Apresentar atividades que permitam observar, analisar e conceituar elementos que compõem a totalidade da conduta humana.

AVALIAÇÃO

Acompanhar o desenvolvimento profissional dos professores mediante observação e o preenchimento de fichas e relatórios, para corrigir os desvios que surgirem.

QUADRO DE ATIVIDADES

  • Apresentação do Projeto Pedagógico da Educação Física de C.A. à 4ª série para as escola municipais.
  • Seleção dos professores para o projeto, com carga horária de 22 horas.;
  • Reunião com os professores escolhidos;
  • Planejamento e organização da proposta curricular;
  • Capacitação dos professores com carga horária de 20 horas no 1º semestre de 1994;
  • Capacitação dos professores com carga horária de 60 horas no 2º semestre de 1994.
  • Realização dos jogos escolares no 1º semestre;
  • Capacitação dos professores com carga horária de 40 horas no 1º semestre de 1995;
  • Organização de oficinas recreativas no 2º semestre de 1995
  • Realização dos jogos escolares no 1º semestre de 1996;
  • Capacitação dos professores com carga horária de 45 horas no 1º semestre de 1996;
  • Capacitação dos professores com carga horária de 40 horas no 2º semestre de 1996;
  • Organização da Ficha de Avaliação no 2º semestre;
  • Organização de Eventos Culturais no 2º semestre de 1996;

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

  • LEI 5.692/ 71
  • LEI 7.692/ 88
  • Textos sobre Avaliação de Disciplina de Educação Física.
  • Um estudo sobre a Educação Física no Ensino de 1º e 2º graus.
  • Metodologia do ensino de Educação Física. (coletivo de autores: Carmem Lúcia Soares, Celi Nelza Zulke Taffarel, Elizabeth Varjal, Lino Castellani Filho, Micheli Ortega Escobar e Valter Bracht).
  • Brasil, Ministério da Educação e Cultura(1984). Sugestões para a política Nacional de Educação, Cultura, Desporto( Encontro Nacional de Dirigentes de Educação, Cultura e Desporto). Brasília: autor. Espírito Santo. Secretaria de Estado de Educação e Cultura. Departamento de Apoio técnico e Pedagógico. Proposta Curricular para o Ensino Fundamental- Educação Física.