Preocupações de Professores de Educação Física Conforme os Ciclos de Desenvolvimento Profissional e Características Sociodemográficas

Por: , Lucas Jacob Beuttemmuller e Suelen Vicente Vieira.

Revista da Educação Física - UEM - v.29 - n.1 - 2018

Send to Kindle


Resumo

O objetivo desse estudo foi analisar as preocupações dos professores conforme os ciclos de desenvolvimento profissional e as variáveis sociodemográficas. A amostra foi composta por 92 professores de Educação Física efetivos das redes municipal e estadual do município de Maringá (Paraná). Para a coleta de dados utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Preocupações dos Professores. Para a análise dos dados empregou-se os testes anova para amostras independentes e para medidas repetidas e teste t. Os resultados evidenciaram menores preocupações docentes com a dimensão consigo quando comparados com as dimensões tarefa e impacto da tarefa. Além disso, os professores do ciclo de renovação apresentaram maior índice de preocupação com a dimensão tarefa que os docentes do ciclo de consolidação. Ao avaliar as variáveis sociodemográficas, observou-se que professores vinculados à rede estadual de ensino e do sexo feminino demonstraram maior indice de preocupação com a dimensão tarefa, enquanto os docentes que atuavam em apenas uma escola demonstraram maior preocupação com a dimensão consigo. Conclui-se que as preocupações apresentam comportamento semelhante com o avanço da carreira e que variáveis sociodemográficas tem baixo impacto de influencia no nível de preocupação docente. 

Endereço: http://periodicos.uem.br/ojs/index.php/RevEducFis/article/view/39172

Comentários


:-)





© 1996-2019 Centro Esportivo Virtual - CEV.
O material veiculado neste site poderá ser livremente distribuído para fins não comerciais, segundo os termos da licença da Creative Commons.